domingo, 10 de janeiro de 2016

Livro O Equador


Para os vossos pais, aqui vai uma sugestão de leitura cuja ação decorre já nos últimos suspiros da monarquia portuguesa, conteúdo que agora estamos estudando em H.G.P.. O autor é vosso conhecido, Miguel de Sousa Tavares, autor do livro infantil O Planeta Branco.

Equador é um romance onde a ficção se mistura com factos históricos, ambientado no início do século XX e nos últimos anos da monarquia portuguesa, o livro coloca-nos em contacto com a sociedade daquela época e seus costumes e com o trabalho escravo, persistente em algumas colónias mesmo após a abolição da escravatura. 

Luís Bernardo é um homem de 37 anos, amante das artes, da cultura e de belas mulheres. Graduado em Direito em Coimbra, dirige entediado a empresa que herdou do pai. O seu interesse pela Questão Colonial, a fama de bom conversador, as suas boas relações e a fluência nos idiomas inglês e francês, acabam por produzir uma mudança radical em sua vida.
Em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa. Ele não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada numa das colónias portuguesas, nomeadamente, na ilha de S. Tomé.
Deixo também uma ligação para um dos episódios de uma série que foi realizada a partir do livro.
Boas Leituras.



Sem comentários:

Enviar um comentário